Um produto no Guarujá que durante anos foi às meninas dos olhos do mercado eram as mansões "pé na areia". Eram verdadeiras casas do sonho, que possuíam suas "praias particulares". Isso era símbolo de uma época em que a legislação era mais flexível, mas o mercado se organizou - e a lei também. Essas casas de sonho ainda existem, mas são resquícios de outra época. Muitas delas, inclusive, deram lugar a condomínios de casa de altíssimo padrão (sem praias particulares).
Na cidade, a oferta de sobrados não é tão grande. Em algumas praias, como Enseada, por exemplo, ainda há mais casas em oferta que apartamentos. Mas, mesmo nesses lugares, são mais casas térreas, em amplos terrenos e grandes quintais.
Agora, condomínios de casa, principalmente os de alto padrão, são os mais procurados no balneário. São destinados a um público específico e geralmente não são destinados à locação de temporada. São o sonho de consumo de muita gente, mas que atendem a poucos. Há opções para quem procura casas, pois até esse nicho começa a ser atendido por empreendimentos menores, destinados às classes B e C.
Texto elaborado por Marco Barone / Março de 2016