Pelo terceiro mês seguido as vendas de imóveis usados registraram queda no Estado de São Paulo. Segundo pesquisa feita pelo Conselho Regional de Corretores e Imóveis da capital paulista (Creci-SP), a comercialização das unidades usadas foi 16,52 menor que em outubro de 2013. Com o resultado, o acumulado desde janeiro ficou negativo em 21,26%.
No mês de novembro, as imobiliárias venderam mais apartamentos com 57,11% e 42,89% eram casas. E os imóveis mais vendidos foram os de valor médio superior a R$ 200 mil, totalizando 64,33%.
Segundo a pesquisa realizada com 1.339 imobiliárias de 37 cidades, não foi só São Paulo que registrou queda nas vendas. A redução aconteceu nas quatro regiões e foi de 25,25% na Capital, 22,26% no Litoral, 0,44% no Interior e de 19,91% nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema, Guarulhos e Osasco.
A pesquisa ainda mostrou que os imóveis situados em bairros de periferia das cidades registraram descontos médios de 8,4%, já os localizados em bairros centrais foi de 8,5% e 10,5% nos bairros nobres.
A pesquisa do CRECISP foi realizada em 37 cidades do Estado de São Paulo. São elas: Americana, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Diadema, Guarulhos, Franca, Itu, Jundiaí, Marília, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Taubaté, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Bertioga, São Vicente, Peruíbe, Praia Grande, Ubatuba, Guarujá, Mongaguá e Itanhaém.
Resumo do texto:
Pelo terceiro mês consecutivo, as vendas de imóveis usados tiveram uma queda no Estado de São Paulo, conforme apontado por uma pesquisa do Creci-SP. As vendas acumulam uma redução de 21,26% desde o início do ano, com apartamentos representando 57,11% das transações em novembro. A pesquisa também revelou que houve queda nas vendas nas quatro regiões do estado, com descontos médios em imóveis localizados em diferentes áreas das cidades.