Mercado imobiliário
Atualizado em: 05.fev.2024
Tamanho da Fonte: A- | A | A+

Imóveis para alugar por temporada em Santos: dicas para proprietários e locatários

Não alugue imóvel para temporada sem ver essas dicas

Imagem Imóveis para alugar por temporada em Santos: dicas para proprietários e locatários
Logo Copiar Blog Notícia

Santos, cidade litorânea de São Paulo, é uma escolha popular para quem procura aluguel por temporada. Seja você o proprietário buscando alugar sua propriedade ou o locatário em busca do local ideal para descansar e se divertir, confira neste artigo algumas dicas importantes para garantir uma experiência bem-sucedida na hora de escolher imóveis para alugar por temporada em Santos

 

Para proprietários

1. Faça uma boa pesquisa de mercado

Antes de definir o preço do aluguel, pesquise os valores praticados na região. Considere a proximidade de praias, comércios locais e a infraestrutura do seu imóvel. O valor também pode variar conforme a demanda do período e a antecedência com que o locatário busca agendar a locação do imóvel.

É sempre uma boa ideia contar com um corretor de imóveis para isso, pois além de ajudar a precificar, ele também pode proporcionar mais visibilidade para o imóvel. Outro benefício é que você também pode delegar a negociação, permitindo que o locatário feche negócio direto com o corretor. 

 

2. Use fotos atrativas

Fotos de qualidade fazem toda a diferença. Invista em imagens que destaquem os pontos fortes do seu imóvel, proporcionando uma visão clara e atraente para potenciais locatários.

 

3. Faça uma descrição detalhada

Forneça informações detalhadas sobre o imóvel, incluindo comodidades, proximidade a pontos turísticos e regras específicas da locação. Isso ajuda a atrair inquilinos mais alinhados às suas expectativas.

Muitos proprietários focam em descrever o imóvel, mas esquecem que a região também pode ser um ponto determinante na decisão do interessado. Por isso, fique por dentro das atrações e facilidades locais para adicioná-las à descrição.

 

4. Regras claras

Estabeleça regras específicas desde o início, como política de cancelamento, regras da casa e informações sobre depósitos. Isso ajuda a evitar mal-entendidos futuros.

Também é importante checar se o condomínio tem regras que valem a pena passar para os locatários, como detalhes sobre entrada e saída, uso da garagem, barulho, entre outras.

 

5. Negociação flexível

Considere ser flexível nas datas ou preços, especialmente fora da alta temporada. Isso pode atrair mais locatários e garantir uma taxa de ocupação mais consistente.

Por outro lado, tome cuidado para não baratear os valores e acabar desvalorizando o imóvel, ou mesmo cobrando um valor que não cobre os custos de gerenciamento e manutenção.

 

Para locatários

1. Pesquise com antecedência

Não escolha o primeiro imóvel que encontrar. Faça uma pesquisa abrangente considerando localização, avaliações anteriores e proximidade de atrações locais.

Por isso, é importante pesquisar com antecedência, pois além de ter tempo para selecionar a melhor opção, você também pode ter melhores condições de pagamento.

imoveis para alugar na temporada em Santos

Imagem: Portal Prefeitura de Santos

Também é importante listar alguns critérios de avaliação para fazer uma escolha consciente. Além disso, considere as demandas que a escolha de determinado imóvel trará, por exemplo: há garagem ou você precisa pagar por estacionamento? É possível fazer o que você quer a pé ou precisaria gastar com gasolina? Transporte público seria opção? Você pode fazer essas e outras perguntas ao locador ou ao corretor responsável.

 

LEIA TAMBÉM: O que fazer em Santos além de ir à praia? 

 

2. Verifique a condição do Imóvel

Peça fotos adicionais se necessário e certifique-se de entender completamente a condição do imóvel. Isso inclui questões de manutenção, limpeza e qualquer outra preocupação.

Também verifique o que o imóvel disponibiliza, como: máquina de lavar, micro-ondas, geladeira, ar-condicionado, etc.

 

3. Informe-se sobre as regras de locação

Leia atentamente as regras da locação. Esteja ciente das políticas de cancelamento, regras da casa e quaisquer condições especiais para evitar surpresas desagradáveis.

 

4. Mantenha uma comunicação clara

Mantenha uma comunicação clara com o proprietário ou corretor. Faça perguntas e esclareça dúvidas antes de fechar negócio para garantir uma estadia sem complicações.

 

5. Faça uma negociação personalizada

Se você planeja estender sua estadia ou voltar em outra temporada, discuta isso com o proprietário. Muitas vezes, acordos de longo prazo podem resultar em condições mais favoráveis.

 

Para proprietário e locatário

1. Contrato por escrito

Independentemente do lado em que você está, é fundamental ter um contrato de locação por escrito. Isso protege ambas as partes e estabelece claramente os termos acordados, evitando mal-entendido.

 

2. Verificação de avaliações

Proprietários e locatários devem realizar verificações de avaliações. Isso proporciona uma visão real das experiências passadas e pode orientar suas decisões.

 

3. Faça um seguro específico

Locatários, considere um seguro de viagem. Proprietários, verifiquem se o seguro da propriedade cobre situações de locação por temporada.

 

Ao seguir essas dicas, tanto proprietários quanto locatários podem garantir uma experiência satisfatória escolhendo imóveis para alugar por temporada em Santos, aproveitando ao máximo tudo o que essa bela cidade tem a oferecer.

Fonte:
Litoral SP Imóvel
O Portal de Imóvel do Litoral de São Paulo
www.litoralspimovel.com.br/
Equipe de Jornalismo
Grupo de Portais Imobiliários
SP Imóvel
< Post Anterior
Venda de Imóveis: estratégias de marketing para atrair compradores
Próximo Post >
O futuro do mercado imobiliário: tendências e inovações tecnológicas para 2024